
A Superintendência de Saúde Coletiva, através da Coordenação de Programas de Epidemiologia, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro divulgou algumas informações referentes ao uso de água sanitária no combate à dengue.
Segundo a Comissão Executiva Municipal do PEAa-RIO (Plano Municipal de Erradicação do Aedes aegypti), o levantamento de focos feito no trabalho casa a casa, mostra que 70% das larvas de Aedes encontram-se nos pratos que servem como suporte aos vasos de plantas.
Pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho de Entomologia do PEAa-RIO mostrou que a rega de bromélias com uma solução de água + Hipoclorito de Sódio a 2% (água sanitária comercial), na diluição de 1 ml de água sanitária para 500 ml de água é eficaz como larvicida, ocorrendo mortalidade de 100% das larvas nas primeiras 24h.
Esta prática está sendo divulgada para a população, de maneira a garantir que bromélias e plantas ornamentais continuem como elementos decorativos nos jardins e interiores das casas, sem representar risco para a doença Dengue.
Estas informações constam no site www.bromelia.org.br/dengue.htm
Outras plantas
Também foi utilizada a mesma solução em outras plantas que não bromélias com resultados idênticos. Esta pesquisa foi aplicada no período de 3 meses e não mostrou nenhum efetivo nocivo para bromélias e plantas em geral.

Leave a Reply