Uso de Água Sanitária no Combate à Dengue

A água sanitária é um dos mais importantes derivados do cloro, por ser um desinfetante eficiente e de baixo custo. O componente ativo da água sanitária é o hipoclorito de sódio (NaClO) que é feito a partir da reação de cloro (Cl2) e soda cáustica (NaOH). A ABICLOR congrega os produtores de cloro e soda brasileiros.

Atenta e preocupada com o crescente número de casos de dengue no país, a Abiclor contratou a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP – para realizar estudos e determinar os teores ótimos do produto para matar as larvas do mosquito.

Enquanto os testes estão sendo realizados na Universidade de São Paulo, divulgaremos algumas informações da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo). Esse órgão traz em seu site www.sucen.sp.gov.br várias informações úteis sobre a dengue, com destaque para as medidas de controle : (www.sucen.sp.gov.br/docs_tec/texto_cont_mec.htm).

Dentre as medidas de controle destacam-se as seguintes instruções para o uso de água sanitária:

Caixa d´água

Mantê-la sempre tampada ou pelo menos telada, enquanto estiver sendo providenciada a tampa, e de preferência realizar sua limpeza, conforme orientação a seguir.

Desinfecção do reservatório de água (caixa d´água) conforme Portaria CVS-13 de 30/07/98.

O reservatório deve estar isento de rachaduras e sempre tampado. Deve ser desinfetado quando for instalado, a cada 6 meses e quando ocorrerem acidentes que possam contaminar a água.

Fechar o registro no cavalete ou amarrar a bóia para impedir a entrada de água; esvaziar o reservatório; lavar com água e escova esfregando bem a parede (não utilizar escovas de aço para não abrasar as paredes e nunca usar sabão detergente ou similar.

Cálculo da capacidade do reservatório: volume (litros) = altura X largura X comprimento.

Cálculo da quantidade de desinfetante a ser utilizado: encher o reservatório e adicionar com a ajuda de um recipiente plástico, água sanitária na relação de 1 litro do produto para cada 1000 litros de água (20 a 25 ppm de cloro livre). Utilizar produtos clorados (água sanitária ou similar) com registro do Ministério da Saúde.

Promover agitação do líquido para homogeneização e manter essa solução por tempo superior a 2 horas. Decorrido o tempo, esvaziar totalmente o reservatório mediante abertura de todos os pontos de saída de água (torneiras, vaso sanitário…) para promover a desinfecção das tubulações. Encher novamente o reservatório e utilizar a água normalmente.

Piscinas

Em períodos de uso: Efetuar o tratamento adequado inclusive com aplicação de cloro.

Em períodos sem uso: reduzir o máximo possível o volume d´água e aplicar água sanitária conforme tabela anexa, semanalmente, considerando o volume de água que permaneceu. Para piscina sem sistema de filtragem de água, pode-se optar pela adição de sal conforme tabela ao lado, não sendo necessário repetir o tratamento.

Ralos para Água de Chuva

– Telá-los.

– Adicionar sal (ver tabela) após cada chuva ou após escoamento de água de lavagem do local.

– Adicionar água sanitária, ou qualquer outro desinfetante, sabão em pó ou detergente semanalmente.

Hipoclorito

O hipoclorito de sódio industrial é fabricado com concentrações entre 12 e 14% de cloro ativo. A água sanitária, produzida a partir da diluição do hipoclorito concentrado com água tratada, possui entre 2,0 e 2,5 % de cloro ativo. Esta é a faixa de concentração que ela deve ter para ser vendida no varejo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.