O saneamento no mundo

A avaliação mundial do abastecimento de água e saneamento no ano 2000, a situação mundial, os resultados do setor, o abastecimento de água e o serviços de esgoto nas grandes cidades, desafios, necessidade futuras e perspectivas e a situação nos cinco continentes estão no site da Organização Mundial da Saúde –

http://www.who.int/water_sanitation_health/Globassessment/GlasspdfTOCspan.htm

Entre as informações disponibilizadas, em espanhol e inglês, estão:

A cobertura de saneamento no meio rural não chega à metade das zonas urbanas;

Mesmo que mais de 800 milhões de pessoas tenham conseguido acesso à água potável e 747 milhões a serviços de esgoto nos últimos dez anos os avanços foram modestos em virtude do aumento populacional neste mesmo período.

Para alcançar a meta de 2015 seria necessário que na África, Ásia e América Latina e Caribe fosse possibilitado o acesso à água para mais 280 mil pessoas e 384 deveria dispor de serviços de esgoto a cada dia, durante os próximos 15 anos.

O simples ato de lavar as mãos com água e sabão pode reduzir em 1/3 a transmissão de doenças diarreicas.

4 bilhões de casos de diarréias por ano provocam 2,2 milhões de mortes, principalmente em crianças menores de cinco anos. Isto equivale à morte de uma criança a cada 15 segundos.

Outros dados

Os parasitos intestinais infectam ao redor de 10% da população dos países em desenvolvimento.

O abastecimento de água em quantidades suficientes pode produzir uma redução em 25% dos casos de tracoma, que provoca a cegueira em cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo.

A esquistossomose – outra doença que se expande em regiões mal servidas de água e esgoto – atinge 74 países e 20 milhões de pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.