Como conseqüência do deslocamento da população rural para zonas urbanas em todas partes do mundo, enormes quantidades de pessoas vivem em assentamentos sem serviços de saneamento adequados, água potável ou condições de vida ecológicas. (UNICEF)
As crianças que vivem neste tipo de assentamentos urbanos e de entornos de alto risco são propensas a sofrer enfermidades diarreicas e outras afecções relacionadas com a água e a higiene. (UNICEF)
Cada ano, ao redor de 3,4 milhões de pessoas, crianças em sua maioria, morrem vítimas de doenças relacionadas com a água, e aproximadamente 2,2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas vinculadas a serviços insuficientes de abastecimento de água, saneamento e higiene. (OMS)
Mais de 50% da população dos Estados Unidos satisfaz seu consumo de água potável com águas subterrâneas; 97% dos habitantes de zonas rurais dos Estados Unidos dependem de águas subterrâneas para a água potável que consomem. (Groundwater Foundation)
No Canadá, o consumo diário de água para usos domésticos e de jardinagem ascende, em média, a 343 litros por pessoa. (Environment Canada)
Em regiões rurais da África, é freqüente que as mulheres e crianças tenham que transportar a água desde fontes situadas a 7,5 quilômetros de distância de seus lares, em recipientes de 20 litros que pesam 20 quilogramas. (WaterAid)
Para produzir 910 quilogramas de papel se requerem aproximadamente 295.000 litros de água; para produzir 910 quilos de aço, ao redor de 86.300 litros de água; para fabricar um litro de gasolina se necessitam dez litros de água; e para cultivar um quilo de batatas, 1.000 litros de água. (Environment Canada)
Referências
Centro das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (HÁBITAT) — www.unchs.org.
Environment Canada — www.ec.gc.ca/water/index.htm
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) — www.unicef.org
Groundwater Foundation — www.groundwater.com
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) —www.unesco.org/water
Organização Mundial da Saúde (OMS) — www.who.int
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) — freshwater.unep.net
WaterAid — www.wateraid.org.uk/research
Economia em casa
Para sanitários mais antigos se necessitam entre 8 e 20 litros de água por descarga. Para os modelos mais recentes, como os que estão em uso na Suécia e em alguns lugares do Brasil, se requerem entre 3 e 5 litros e para os sanitários de sifão, usados na Índia, só 1,5 litro. (HÁBITAT)
Água cara
Vendedores de água são os fornecedores de 20% da população urbana dos países em desenvolvimento. Os pobres das zonas urbanas pagam pela água somas exorbitantes que chegam a representar a metade de seus salários. (HÁBITAT) Em cidades do mundo em desenvolvimento, até 60% da água tratada e canalizada não é contabilizada devido a fugas e conexões ilegais. (HÁBITAT)
Leave a Reply