
Um hidrômetro sem fio, que ajuda a controlar os gastos de água dos inquilinos, é a novidade que está sendo adotada pelas imobiliárias da Califórnia. Como muitos empresários, os administradores de imóveis têm sido afetados pelo preço mais alto da água, que é parcialmente causado pelas Leis “Clean Water” (Água Limpa) e “Safe Drinking Water” (Água Potável Segura).
Historicamente, os administradores de imóveis absorvem o custo da água por causa dos métodos ineficientes e inexistentes de cobrar cada residente por seu uso de água. Até recentemente, a maioria dos proprietários de imóveis incluíam o preço da água nos aluguéis mensais de um apartamento. Essa prática, entretanto, desencorajava os moradores a economizar água, deixando os custos aos proprietários e desperdiçando esse precioso recurso natural.
Agora, um produto lançado pela WWUS, o único provedor norte-americano dos hidrômetros sem fio, instalado nos pontos de uso, está dando aos proprietários de imóveis um meio de, substancialmente, diminuir o consumo de água e medir precisamente os gastos. O Aqura utiliza avançada tecnologia sem fio para rastrear cada tomada de água fria ou quente do morador. O medidor – semelhante a um pequeno rádio portátil – é colocado em cada ponto de entrada de água dentro de um apartamento, atrás do chuveiro, do vaso sanitário ou debaixo da pia da cozinha. Um sensor continuamente coleta dados de fluxo e temperatura antes de transmiti-los a cada 8 horas para uma estação base.
“Com essa nova tecnologia, os proprietários de imóveis são capazes de registrar exatamente quanta água e quanta energia o morador está usando, e cobrar dele de acordo”, diz Brian Brittsan, presidente da W. International, a matriz da WWUS. “Antes, os proprietários eram apenas capazes de medir os edifícios que tinham uma única linha de abastecimento em cada unidade. Esses imóveis representam menos do que 40% do total no mercado; os outros 60% não tinham condições de ser medidos até agora. Aqura é a única solução de medição para a maioria dos apartamentos dos Estados Unidos”.
De acordo com a National Apartment Association e a National Multi Housing Council, os moradores que têm de pagar por seu consumo de água consomem 18 a 39% menos água do que aqueles cujo custo da água está incluído no aluguel. Estima-se que se todas os 25 milhões de unidades residenciais dos Estados Unidos utilizassem um hidrômetro, aproximadamente 11,35 bilhões de litros de água seriam economizados por dia, representando um redução de gastos equivalentes a $4,6 bilhões anualmente.
Scot Sellers, diretor executivo da Archstone Communities, está contente em ter o produto em muitas das unidades de sua companhia. “Esse sistema permite à Archstone recuperar efetivamente suas despesas com água e energia, e o faz de um modo que é justo e equitativo para nossos residentes”, diz ele.
Brittsan considera que essa tecnologia não apenas ajuda a conservar água e energia como também reduz o esgoto e a quantidade de estresse na infra-estrutura. “Em estados atingidos pela seca, a implementação desses medidores permitirá a preservação das reservas hídricas”.
Material divulgado pelo Fonte D´Água
Florida Center for Environmental Studies (http://www.ces.fau.edu/online)
Tradução: Maria do Carmo Zinatto
Uso Racional da Água
A Sabesp, em parceria com a Prefeitura do Município de São Caetano e com a
General Motors do Brasil (GM) assinou, no dia 15 de março, o termo de cooperação para a realização de uma Campanha de Uso Racional da Água. Cerca de 30 mil funcionários da GM receberão treinamento sobre como utilizar racionalmente a água tanto na empresa quanto fora dela. Uma das primeiras ações da GM foi a substituição de 1.200 torneiras e 180 vasos sanitários por outros de menor consumo. Além disso, os equipamentos economizadores de água farão parte dos projetos de novas instalações da empresa. Por meio desta parceria, a Sabesp irá fornecer folhetos institucionais,
cartazes e orientações para a realização da campanha.
Efluente Zero
################
Leave a Reply