
O I Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, que se realiza de 18 a 20 de março, em Recife, é uma iniciativa da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, por intermédio do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp). O Seminário terá como base de discussão a intersetorialidade entre saúde, saneamento e meio ambiente, as questões relacionadas à engenharia de saúde pública, com ênfase para a América Latina, e a apresentação da atuação da FUNASA em saneamento e edificações em saúde.
Programação do Seminário
Solenidades
18 de março de 2002
20h: Abertura oficial do I Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública.
19 de março de 2002
18h: Instalação do comitê organizador do Dia Interamericano da Água
20h: Comemoração do Centenário da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).
Conferências
18 de março de 2002
8h30min: Saneamento como Promoção da Saúde e Desenvolvimento Humano.
14h30min: Saneamento no contexto da Agenda 21
16h40min: Diretrizes para laboratórios de saúde pública e biossegurança em edificações.Programas de pesquisas em engenharia de saúde pública.
19 de março de 2002
14h30m: Educação em saúde e mobilização social em saneamento. Apresentação oral dos trabalhos selecionados na Mostra de Experiências e Soluções Bem-sucedidas em Engenharia de Saúde Pública e entrega de premiação.
Água na Imprensa
A revista Imprensa, com o apoio da Sabesp e Abiclor promovem nos dias 21 e 22 de março, em São Paulo, um Fórum para debater a pauta água na Imprensa. Entre os objetivos do eventos estão: Estimular a produção de matérias sobre a pauta ÁGUA; melhorar a qualidade da cobertura, tanto no noticiário normal quanto nas editorias de meio ambiente, economia e política; capacitar os jornalistas a ouvir as fontes da pauta água; capacitar as fontes de pauta água a se comunicar com os jornalistas.
A proposta do Fórum é reunir 60 convidados das redações da Grande São Paulo (40%), Interior de São Paulo (40%), e alguns jornalistas de outros estados (20%). (Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul), no Caesar Park Hotel, durante dois dias, usando a metodologia de painéis e workshops. Entre os temas a serem abordados estão: Recursos Hídricos no Mundo; A atuação da imprensa internacional na guerra pela água nos anos 90; O Saneamento precisa de água; Como se cobra pelo uso da água, no mundo; Responsabilidades da Mídia com a Pauta
Pantanal
Quais são as pesquisas científicas que devem ser feitas para garantir a pesca sustentável no Pantanal? É para responder a essa pergunta que especialistas do setor estarão reunidos entre os dias 18 e 20 de março hotel Sesc/Pantanal, a 140 quilômetros de Cuiabá. O workshop Programa Pantanal – Pesquisa Biológica para a Bacia do Alto Paraguai definirá as linhas de pesquisa que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos na região. “Existem US$ 1,5 milhão disponíveis para as
pesquisas do Programa Pantanal”, garantiu José de Anchieta dos Santos, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama. O evento será realizado pelo Ibama, Fema/MT e Semact/MS.
De acordo com José de Anchieta, as pesquisas biológicas que serão desenvolvidas na bacia do Alto Paraguai (BAP) deverão levantar dados sobre o ciclo natural das espécies pesqueiras (atualmente 263 espécies descritas na BAP) e a relação dos peixes com o meio ambiente. Os pesquisadores estudarão ainda as características da água e a ecologia animal e vegetal da região. A BAP representa 396 mil quilômetros quadrados em território brasileiro. No dia 21 de março, o Ibama apresentará o resultado do workshop durante reunião pública no dia 21/03, às 14 h, no auditório da Secretaria de Transportes de Mato Grosso – (Centro Político Administrativo).
Água e o Pacto Federativo
A Agência Nacional de Águas, a Secretaria de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente e o Ministério das Relações Exteriores, convidam para o Seminário ” A Água e o Pacto Federativo”, a ser realizado no dia 25 de março,no auditório do Palácio do Itamaraty, em Brasília, DF. O objetivo desse seminário é comemorar o Dia Mundial da Água e discutir os temas fundamentais da relação da União, Estados e Municípios a Gestão de Recursos Hídricos no País. Na programação estão, entre outros, os seguintes painéis e mesas-redondas: Administração das Águas; Poluição das Águas; Gestão de Recursos Hídricos e Integração; Convivência com a Seca; As inscrições serão realizadas no local do evento. Maiores informações ligue para New Vision Fone: 61 – 322-0548.
Foz do Iguaçu
A Rede Verde, em conjunto com a Rede PróUnidades de Conservação
produziu um kit de divulgação do Parque Nacional do Iguaçu, contendo um livreto com informações sobre o Parque, cartaz e adesivo. Os interessados em receber o kit devem enviar mensagem para rverde@bsi.com.br, assunto: Kit Parque Nacional do Iguaçu, com nome, instituição e endereço postal para que possamos enviá-los. Os
pedidos devem ser encaminhados até o dia 22/03/2002.
Direito Ambiental
O Instituto Ética de formação empresarial promove, no dia 22 de março, no Braston Hotel, em São Paulo, um Seminário sobre Direito Ambiental para debater, entre outros, os temas dos Crimes Ambientais – Questões Controvertidas e Tendências Jurisprudenciais – Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica, Tributação Ambiental,Responsabilidade Civil da Pessoa Jurídica por Dano Ambiental. Participam entre os palestrantes: Promotoria de Justiça de São Paulo, Martinelli Advocacia Empresarial,Pinheiro Neto Advogados, Mattos Filho Advogados. Informações e inscrições: etica@institutoetica.com.br.
Leave a Reply