A Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano (SEDU) está recebendo, até o dia 18 de março, currículos de consultores em várias especialidades, para prestação de trabalho temporário, em seu programas com financiamento internacional. São dois editais em andamento:
Edital nº1 : Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/99/030 seleciona currículos (CV) de profissionais de nível superior, para compor Cadastro de Consultores, com prazo de validade de 12 meses, para contratação dentro das necessidades do Projeto, na modalidade Serviços Técnicos não Continuados, com os seguintes perfis:
Especialista em Engenharia Sanitária/Institucional;
Especialista na área de Saneamento Ambiental;
Especialista na área Institucional/Organizacional;
Analista Econômico e Financeiro;
Advogado especialista em Regulação;
Especialista em Engenharia Sanitária;
Especialista em Comunicação ou Jornalismo.
Edital nº2: Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/99/030 seleciona currículos (CV) de profissional de nível superior na modalidade Serviços Técnicos não Continuados, de Analista Econômico e Financeiro, específico para avaliação de prestadores de serviços de saneamento utilizando o modelo de avaliação do PMSS II, publicado na Série Modernização do Setor Saneamento, publicação 14 – Metodologia de Avaliação Econômico-Financeira do Prestador de Serviços de Saneamento – A Experiência do PMSS II. A publicação encontra-se disponível na Internet nos endereços www.presidencia.gov.br/sedu/desan/index.html (no link publicações).
Os CVs, conforme modelo encontrado em: www.presidencia.gov.br/sedu, deverão ser enviados para o endereço: cv-pmss@planalto.gov.br.
Viva a Tese
Viva a tese! Um guia de sobrevivência, de Maria Ester de Freitas, lançado pela Fundação Getúlio Vargas, é uma forma de “auxiliar, de maneira bem-humorada, aqueles que irão ou estão prestes a defender uma tese” segundo a autora. Sem a pretensão de querer substituir o orientador(a), e longe de ser uma publicação de auto-ajuda, o que Maria Ester pretende é fornecer as ferramentas básicas para quem vai enfrentar essa missão. Em meios a desenhos e textos engraçados, ela fornece com seriedade a receita da qualidade dos ingredientes e ressalta a importância dos cuidados a serem tomados nesse processo. Dentre os conselhos e sugestões estão a objetividade no tema; administração do tempo dedicado à tese; manter a calma, a paciência (aquela, de Jó) e uma boa dose de humor. A autora ressalta, também, a importância do relacionamento cordial entre aluno e orientador que, garante, é fundamental para o bom desempenho da empreitada. E aconselha ainda: o candidato não deve transformar a tarefa numa árdua obrigação mas sim, em algo sublime, especial; ou seja, ele deve “viver a tese”.
Viva a tese! Um guia de sobrevivência
Maria Ester de Freitas
2001.108p.
R$16,00
Vagas
O Governo do Estado do Tocantins está buscando especialistas de várias áreas para ministrarem, temporariamente, cursos de capacitação. Os currículos devem ser encaminhados para Sérgio Luís de Oliveira Silva, Coordenador do Programa de Capacitação Ambiental no Estado do Tocantins: sergioluis@seplan.to.gov.br. Os cursos são os seguintes: Educação Ambiental para Empresas; Educação Ambiental para Áreas Protegidas; Aplicação de Indicadores para Avaliação de Projetos de Educação Ambiental; Conservação e Fertilidade do Solo; Fortalecimento de Cooperativas e Associações; Planejamento Estratégico; Elaboração de Projetos; Cubagem e Identificação de Madeiras; Alternativas Sustentáveis para Aproveitamento de Reservas Legais; Vistorias Técnicas; e, Resgate e Salvamento de Fauna Aquática (águas interiores).
Municípios industriais
Os 350 municípios brasileiros, onde a indústria é a principal fonte de recursos, estão no foco do Instituto Ambiental Biosfera, que está organizando o I Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais. O evento, que será realizado em maio na cidade de Paulínia/SP, vai discutir os programas e avanços mundiais da relação indústria e meio ambiente, analisados sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Haverá uma atenção especial para a prevenção de desastres ambientais em áreas urbanas, cada vez mais freqüentes. As empresas, instituições ou órgãos públicos interessados em participar apresentando suas experiências na área ambiental, devem fazer contato com os organizadores pelo e-mail paulinia2002@biosfera.com.br.
Leave a Reply