Ação contra represas

Neste 14 de março acontecem em todo o mundo protestos contra a construção indiscriminada de represas, no Dia Internacional de Ação contra as Represas e em Defesa dos Rios, a Água e a Vida. Na nossa vizinha argentina estão programadas atividades em defesa do rio Paraná. Em Aristóbulo del Valle, o Grupo Ecologista Cuña Pirú, integrante da Rede de Associações Ecologistas de Misiones (RAE), realizará uma marcha de bicicletas pelas principais avenidas finalizando na Prefeitura, onde será entregue um documento às autoridades.

“O rio é muito mais do que a água que corre e não deve ser visto somente como uma fonte para gerar energia”, disse Raúl Bregagnolo, dirigente do Cuñá Pirú.

E prosseguiu: “Os construtores de grandes represas levaram ao colapso muitos dos rios do mundo e estão fazendo o mesmo na Bacia do Prata, com obras hidroelétricas como Yacyretá, que demonstram sua insustentabilidade devido aos tremendos impactos sociais, ambientais, sanitários e econômicos”. Ele advertiu que estes danos não foram levados em conta, nem foi importante pensar no desenvolvimento das populações. O foco foi somente a produção de energia, mostrada como sinônimo de “progresso”, ocultando que estas grandes obras sempre têm provocado pobreza onde se instalam.

“Neste 14 de março, esperamos que mais pessoas compreendam a importância de nossos rios para o desenvolvimento humano verdadeiramente sustentável”, destacou Bregagnolo.

As ONGs reiteraram seu alerta sobre o fato de que Corpus terminaria com o último curso natural do Alto Paraná e advertiram sobre severos impactos sociais e ambientais, incluindo um agravamento da já drástica redução da pesca ocasionada pela represa de Yacyretá, entre outros prejuízos econômicos em uma extensa região. “Todo o procedimento de licitação do EIA transcorreu em silêncio e total sigilo, não permitindo a nenhum interessado ter acesso à informação. O Estado argentino com sua ação viola entre outras normas à Constituição Nacional e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos”, destacaram os demandantes.

Em relação ao estudo de impacto ambiental (EIA) de Corpus, o presidente da Fundação para a Defesa do Ambiente (FUNAM) e membro do Fórum Global 500 de Laureados pela ONU, Dr. Raúl Montenegro, requereu a um dos titulares da empresa construtora Harza, Luis Cavanna, esclarecimentos a respeito do grupo consultor, antecedentes da equipe profissional que faria o EIA e a estrutura temática do mesmo. FUNAM solicitou a Harza que detalhe os estudos e monitoramentos mediante os quais obterá informação original, especificando os modelos e tipos de análises que utilizará.

“As tarefas realizadas por grupos consultores costumam conter, com reiterada freqüência, numerosos erros técnicos que geralmente beneficiam ao contratante, e não ao ambiente nem à comunidade”, acusou Montenegro.

Neste 14 de março a reflexão tem que ser sobre a necessidade de uma visão holística dos rios para que todos possam deles fazer uso equitativamente, inclusive a natureza.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores
DDT

Já era tempo alguém tomar uma providência quanto a este silencioso assassino! Por certo tempo produzi seus derivados na Shell Química, em Paulínia, SP, quando ela poluiu o meio ambiente, o lençol freático, e contaminou a nós, funcionários, com os organoclorados proibidos no mundo todo e produzidos neste “laboratório de pesquisas” chamado Brasil que aceita o refugo do que não é aceito no “primeiro mundo”. Parabéns, até que enfim chegará o fim. Mas eis um alerta, muito formicida (aldrin 2,5) está sendo vendido para exterminar formigas cortadeiras e a nós também, vendidos livremente. Afinal, não nos faltam leis, e sim que sejam cumpridas. Saudações

Samuel – Porto Alegre – RS.

Antártida argentina

El 22 de febrero de 2002, se conmemora el Día de la Antártida Argentina. Hace dos años atrás, me preocupe por saber cuales y cuantos medios periodísticos ese día se referían a la conmemoración y al acontecimiento histórico de esta fecha. Vi muy poco al respecto y también les estuve preguntando a muchas personas de distinto nivel de conocimientos y muy, pero muy pocos sabían porqué el 22 de febrero es el día de la Antártida Argentina A continuación bajo el titulo Argentina en la Antártida se envía información de esta presencia y el motivo por el cual en esa fecha se conmemora esse día. Si desean mayor información al respecto, la pongo desinteresadamente a disposición de quien lo solicite. Quizá sea una utopía, pero me gustaría que este año se recuerde más esa conmemoración y por tal motivo le envío este E-mail y le pido que lo retransmitan a todos sus amigos y a los medios periodísticos, educativos y gubernamentales que conozcan; es porque para amar algo hay que conocerlo y si no se difunde no se conoce. Muchas Gracias – Quedamos a vuestra disposición.

Fabián Ignacio Lujan – webmaster página: www.marambio.aq – Buenos Aires – Argentina – info@marambio.aq

Leave a Reply

Your email address will not be published.