
A Antártida Argentina, considerada parte do território nacional, integra uma vasta área que ocupa a calota polar austral e onde prevalecem condições ambientais particulares – distintas às da América do Sul – as quais têm uma influência muito marcada na presença e nas atividades do homem. Essa zona está sujeita a um regime jurídico especial cujo âmbito territorial abarca toda a área ao sul dos 60º de latitude Sul. A região antártica delimitada pelos meridianos 25º e 74º Oeste e o paralelo 60º de latitude Sul, forma parte do que era território nacional da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, estabelecido por decreto-lei Nº 2129 de 28 de fevereiro de 1957, hoje por lei provincial.
Ocupação permanente
Como mencionado, em 1904 se inicia a ocupação permanente da Antártida Argentina. Cabe destacar que durante 40 anos foi o único ocupante permanente do continente Antártico. Os títulos de soberania de país sobre esse setor são múltiplos, sendo os principais os seguintes:
Continuidade geográfica e geológica.
Ocupação permanente de uma estação científica que se mantém desde começos de século XX até hoje: o Observatório Meteorológico e Magnético das Ilhas Orcadas do Sul, inaugurado em 1904.
Instalação e manutenção de outras bases temporárias na península antártica e ilhas adjacentes; também na barreira de gelo de Filchner, além de numerosos refúgios em pontos distintos do setor.
Trabalhos de exploração, estudos científicos e cartográficos de forma continuada.
Instalação e manutenção de faróis e ajudas à navegação.
Nome na Geografia
No final do século XIX e princípios do XX a ajuda prestada a expedições estrangeiras, em particular à de Nordenskjöld, de Gerlache e Charcot, foram devidamente apreciadas, ficando como resultado tangível toda uma série de nomes argentinos dados a acidentes geográficos: Ilha Uruguai, Ilhas Argentinas, Roca, Quintana, entre outros.
Autoridades
As autoridades provinciais residem em Ushaia e o Governador designa anualmente seu delegado para a região antártica, o qual representa o poder civil da zona.
Leave a Reply